O que é Rede Mesh e veja como ter uma Rede Wi Fi muito rápida e estável

Rede Mesh é uma tecnologia de rede sem fio muito mais estável e rápida que os roteadores e extensores de sinais tradicionais.

Além disso ela é capaz de lidar melhor com a quantidade de dispositivos conectados à mesma rede e gerenciá-los, já que hoje temos celulares, tablets, computadores, games e Tvs conectados a todo tempo à uma rede sem fio.

O que é Rede Mesh?

Com a rede mesh você terá uma tecnologia de rede sem fio que permite criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais dispositivos (dependendo do alcance que você precisa), também chamados de pontos ou módulos, que se comunicam de forma transparente criando uma rede única em diversos ambientes.

A rede Mesh é uma tecnologia que garante alta qualidade e estabilidade de conexão

A tecnologia de rede mesh é mais antiga que muitos pensam, pois já era utilizada por militares durante suas operações e também em grandes empresas.

Como a rede mesh funciona?

como funciona a rede mesh

A rede mesh funciona como uma malha (mesh em inglês), sendo que cada roteador da rede é um ponto que liga esta malha.

Inclusive este sistema é conhecido como o eliminador de zonas mortas de rede (dead zones), ou seja, aqueles cantos que por mais roteadores e extensores que você tenha, o sinal ainda é muito fraco o inexistente.

Os roteadores mesh se comunicam entre si, de forma a ter uma rede sincronizada entre todos os ambientes.

Posicionando os módulos em locais estratégicos, é possivel ter uma rede sem fio estável e rápida, mesmo em locais grandes e com muitos obstáculos.

Mesmo se um dos roteadores estiverem indisponíveis, como por exemplo, fora da tomada, a rede é remapeada para oferecer a melhor conexão até que o dispositivo volte a se conectar na rede.

Rede unificada

Além de eliminar as zonas mortas, os roteadores com tecnologia mesh, criam uma rede unificada (inclusive com o mesmo nome), de forma que a conexão se mantenha estável, indepedente do local que esteja se movimentando.

rede mesh unica

Seu dispositivo não precisa ficar procurando qual o melhor roteador e trocar de rede, como acontece com os roteadores convencionais e extensores.

Sua rede é única e funciona num sistema de Roaming inteligente.

Se você perceber numa rede tradicional com extensores, a potência de rede sem fio vai caindo enquanto se distancia de um dos pontos, até que seu dispositivo encontre e se conecte novamente em outra rede, o que não acontece com a rede mesh.

Com a rede mesh você não precisa escolher qual rede conectar enquanto se movimenta

Desde modo, não terá perda de conexão nem mesmo de velocidade enquanto se move dentro dos ambientes de sua rede.

Conexão inteligente na banda de rede

As novidades da rede mesh não param por aqui.

rede mesh frequencia inteligente

Atualmente existem dispositivos que se conectam em banda de frequências diferentes, 5GHz e 2.4Ghz, conhecidas também como dual band, porém existem também com Wi-Fi 6.

Com a tecnologia inteligente mesh, você não precisa mais escolher qual frequência de rede usar.

O sistema de rede mesh cria uma rede única para as duas frequências, e seu dispositivo conecta automaticamente ao melhor sinal disponível, garantindo a melhor conexão possível sempre.

Aplicativo inteligente e rede para convidados

Diferente dos roteadores tradicionais, praticamente todos os modelos de roteadores mesh possibilitam a configuração por aplicativo, tornando a experiência muito mais simples e intuitiva.

controle de acesso rede mesh

A gente usa aqui roteadores Mesh da DLink e são muito fáceis de configurar pelo aplicativo.

Para finalizar, é possivel também criar e gerenciar redes separadas para convidados, diretamente pelo aplicativo.

Assim, você mantém uma segurança adicional para sua rede principal, impedindo que seus dispositivos fiquem na mesma rede de outras pessoas.

Vale a pena ter uma rede Mesh?

Falamos com 55 pessoas que instalaram rede mesh em suas casas e escritórios recentemente, 54 delas disseram que a performance da rede sem fio melhorou muito, além dos problemas com conexões praticamente acabarem.

Sabemos que os roteadores para montar uma rede mesh possuem um preço um pouco mais elevado que os tradicionais, porém é a melhor alternativa para quem procura estabilidade, rapidez e ter uma cobertura confiável.

Sem dizer, que atualmente os preços já estão bem mais acessíveis que há 2 anos atrás, por exemplo.

Diversas marcas como D Link, TP Link e Intelbras por exemplo, já possuem modelos com ótimo custo x benefício.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Seu Lado Geek
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0