O que é Wi-Fi 6 e seus benefícios / Padrão 802.11ax de alta velocidade

Wi-Fi 6 é a mais recente geração de rede sem fio anunciada em 2019.

Representado pelo padrão 802.11ax, o wi fi 6 é atualmente o sistema de rede sem fio de maior velocidade, com velocidades de até 40% mais rápidas que a versão anterior Wi-Fi 5.

Quais os benefícios do Wi-Fi 6?

O ponto principal em torno doo Wi-Fi 6 está relacionado ao alto desempenho na velocidade dos dados, portanto não apenas à velocidades máximas alcançadas em dispositivos individuais, e sim na otimização da rede quando vários dispositivos estão conectados.

Wi-Fi 6 Destaques

Com o Wi-Fi 6 a informação trafega até 4x mais rápido em zonas congestionadas

Esta é uma ótima notícia, pois quando temos diversos dispositivos conectados à uma rede Wi Fi, em muitos casos é perceptível a diminuição de velocidade da rede.

MU-MIMO bidirecional

A tecnologia MU-MIMO ajuda a distribuir o fluxo de dados para vários dispositivos simultaneamente.

wi fi 6 mu mimo

Com a tecnologia Wi-Fi 6 temos mais eficiência nas transmissões de dados no upload e download, ao contrário da tecnologia Wi-Fi 5 anterior, na qual o MU-MIMO só podia operar em transmissões download.

Essa combinação aumenta muito a capacidade, a cobertura e o desempenho, especialmente em ambientes de densidade ultra alta.

Tecnologia OFDMA

A outra nova tecnologia, OFDMA, que significa “acesso múltiplo por divisão ortogonal de frequência”, permite que uma transmissão entregue dados a vários dispositivos ao mesmo tempo.

ofdma wi fi 6

De forma simples de entender e fazendo à metafora do caminhão. É como”lotar ao máximo” a caçamba deste caminhão, para que ele aproveite e viagem e entregue os recursos para mais clientes ao mesmo tempo, sem precisar fazer outra viagem.

Na prática, tudo isso é usado para obter mais de cada transmissão que leva um sinal Wi-Fi de um roteador para o seu dispositivo.

Beamforming para otimizar o sinal

O beamforming é uma técnica de processamento de sinal que permite concentrá-lo para onde os dispositivos estão, transmitindo os dados em direção a eles, em vez de irradiar utilizando potência máxima em todas as antenas.

O Beamforming também otimiza o sinal de longa distância.

Beamforming Wi-Fi 6

Maior largura de banda

O Wi-Fi 6 expande a banda WiFi de 80 MHz para 160 MHz, dobrando a largura do canal e criando uma conexão mais rápida do roteador com o dispositivo.

Com o Wi-Fi 6, você pode assistir a filmes de 8K, downloads e uploads de arquivos grandes e dispositivos domésticos smarts responsivos – tudo sem buffer.

frequencia wi-fi 6

O Wi-Fi 6 melhora a vida útil da bateria

Outra nova tecnologia em Wi-Fi 6 permite que os dispositivos planejem comunicações com um roteador, reduzindo o tempo que eles precisam para manter suas antenas ligadas para transmitir e buscar sinais.

Target Wake Time Wi-Fi 6

Tudo isso é possível por causa de um recurso chamado Target Wake Time, que permite que os roteadores programem horários de verificação com os dispositivos, prolongando de maneira inteligente a vida útil da bateria dos Smartphones e Notebooks conectados.

Menos interferência em sua rede

O Wi-Fi de seus vizinhos pode estar interferindo nos sinais sem fio e tornando as coisas mais lentas.

BSS Coloring da rede Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 põe fim ao conflito no Wi-Fi com a tecnologia BSS Coloring. Torna as transmissões mais exclusivas, ‘colorindo-as’ com seu próprio código exclusivo.

Mais velocidade pela amplitude de onda 1024

A modulação de amplitude em quadratura (1024-QAM), cada symbol carrega 10 bits em vez de 8 bits, melhorando a velocidade bruta em 25% em comparação com o 802.11ac 256-QAM.

Ondas 1024 QAM Wi-Fi 6

Assista à Netflix em casa ou transmita ao vivo Twitch Broadcasts a partir do seu computador doméstico – com 1024-QAM, a transmissão ficou muito melhor.

Roteadores com Wi-Fi 6

Separamos alguns dos melhores roteadores com tecnologia Wi-Fi 6.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Seu Lado Geek
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0